CONHEÇA OS ATRATIVOS DO CENTRO URBANO DE RESENDE
Academia Militar das Agulhas Negras
Foi criada em 20 de março de 1944, no governo de Getúlio Vargas, berço de várias gerações de oficiais do Exército Brasileiro. O museu da AMAN possui obras de arte, com peças relevantes, como os canhões capturados por tropas brasileiras na Itália na Segunda Guerra Mundial. A biblioteca conta com um acervo literário grandiosos, com mais de 24000 volumes, entre obras raras, vasta coleção de literatura, livros técnicos, coleção de obras de referência e coleção de revistas. A vida cultural da cidade de Resende foi enriquecida com a inauguração do teatro da AMAN, em 1988, o maior da América Latina, com capacidade para 2821 pessoas. Esse teatro possibilitou a vinda de grandes espetáculos como: shows musicais, balés, orquestras sinfônicas e peças teatrais.
Caixa d’água
Construída em 1876. Foi o primeiro sistema distribuição de água em Resende. Com capacidade para cento e cinqüenta e oito mil litros de água em seu porão de pedra. Com captação de água com fontes distantes até cinco quilômetros do bairro. Ali existia um chafariz para onde as lavadeiras traziam as suas trouxas de roupas. A construção está situada no bairro Alto dos Passos, ao lado da Igreja Nosso Senhor dos Passos.
Câmara Municipal
Exemplar de gosto eclético, característico dos edifícios públicos construídos nas primeiras décadas do século XX. O prédio em forma de “L” possui um acentuado pé direito no pavimento térreo, realçando sua monumentalidade. O telhado em quatro águas, e está oculto por platibanda e comija ricamente trabalhada, emoldurando a parte superior de todo o prédio. O interior sofreu algumas alterações, mas não comprometeu o conjunto. O prédio da Câmara Municipal foi construído a mais de 100 anos.
Endereço: Rua Padre Couto, 10 – Centro
Telefone: (24) 3355-1495
Visitação: a visitação pública é permitida mediante a agendamento
Casa da Cultura
Construído entre 1834 e 1856. O prédio do Paço Municipal, onde hoje funciona a Casa da Cultura, foi a terceira “sede” da Câmara Municipal, a cadeia e o Tribunal do Júri. “Prédio de taipa”, construído com mão de obra de escravos. A exemplo de outras obras públicas da época o Paço recebeu fundamental apoio através de subscrição popular em dinheiro e material. Após a sua inauguração, o casarão do Paço Municipal foi palco de memoráveis acontecimentos da história da cidade como solenidades cívicas, festivais, culturais, religiosas, políticas, exposições eu marcaram época. Na segunda metade do século passado, a partir de 1970, o fórum municipal e a cadeia pública foram transferidos para prédios próprios. O gabinete do prefeito e alguns setores da administração municipal que ocuparam as instalações por vários anos também se mudaram. Consequentemente o local foi transformado para atender exclusivamente a cultura, arquivo histórico, escola de música, Museu da Imagem e do Som e a administração da Casa da Cultura Macedo Miranda.
Endereço: Rua Doutor Luis da Rocha Miranda, 117 – Centro Histórico
Visitação: Aberto de segunda a sexta-feira das 12 as 18 horas
Ecoparque
O Ecoparque de Resende é o maior parque urbano da Região Sul Fluminense, oferecendo uma ampla área verde com 319.264 m² totalmente dedicado à qualidade de vida, ao lazer e à prática de atividades físicas. O parque foi planejado para atender aos moradores e visitantes, promovendo bem-estar e integração com a natureza. Entre os principais atrativos, destacam-se a pista de caminhada, ciclovia, parquinho infantil, Academia da Terceira Idade e um centro cultural. O local também conta com um lindo lago, proporcionando um ambiente de beleza e tranquilidade, além de incentivar a preservação ambiental.
Endereço: Avenida Coronel Professor Antônio Esteves – Morada da Colina
Visitação: aberto todos os dias das 6h às 22h
Espaço Z
Foi construído no início do século XX para funcionar como Mercado Municipal mas nunca chegou a cumprir seu objetivo. No local funcionou fábrica de passamanaria, mercado de tropeiros e cooperativas de produtores. O galpão é de estrutura metálica, assim como a estrutura do telhado. Somente na fachada frontal mantém seu aspecto original. Hoje ele abriga atividades culturais e recebeu o nome de Espaço Z.
Endereço: Av. Gustavo Jardim – Centro
Visitação: de segunda a sexta-feira das 12 as 18 horas.
Estação Ferroviária
Construída no final do século XIX e remodelada em 1937, a estação, localizada no bairro Campos Elíseos, retrata uma época em que a emoção da chegada e as lágrimas da despedida corriam sobre trilhos, e não sobre o asfalto ou pelo ar. O prédio, que ainda guarda suas características arquitetônicas, fica na Praça da Bandeira, onde, ao centro, repousa uma simpática e graciosa “Maria Fumaça”, fabricada em 1911 na Alemanha. É graças a ela, que dá à paisagem um charme muito especial, que o local é conhecido pelos resendenses e pelos visitantes como Praça do Trenzinho.
Endereço: Praça da Bandeira, s/n – Campos Elíseos.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Sua construção iniciou-se em 1812. Foi construída por meio de subscrição popular. Obrigou-se certos proprietários a fornecerem um determinado número de escravos mensalmente, para os trabalhos de escavações e levantamentos de taipas. A 16 de outubro de 1831, teve lugar a transladação do santíssimo sacramento e das imagens da antiga para a nova igreja. A princesa imperial interessou-se pela obra, quando de passagem por Resende em 1868. A 22 de agosto de 1945, a Matriz incendiou-se, foram somente salvas as duas torres. Foi reconstruída com as mesmas torres, da mesma forma e 21 de agosto de 1954, foi solenemente consagrada a Matriz de Resende.
Endereço: Praça Doutor Oliveira Botelho – Centro
Telefone: (24) 3354-0862
Site: http://www.igrejamatrizresende.org.br
Visitação: segunda a sexta-feira das 08 as 18 hs e sábado das 13 as 17 hs.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é um dos marcos históricos e arquitetônicos da cidade. Sua construção teve início entre os anos de 1825 e 1827. O templo foi erguido no estilo neoclássico, típico do século XIX, refletindo a influência europeia presente na arquitetura religiosa da época.
Endereço: Rua do Rosário – Centro
Igreja Nosso Senhor dos Passos
Situada no Alto dos Passos, a construção data de 1827, fruto de esmolas recolhidas do povo. Serviços e material foram ofertados pelo povo, o administrador da obra foi o padre José Marques da Mota. Na noite de 22 para 23 de novembro de 1848, um incêndio reduziu a cinzas todo o edifício da igreja, ficando de pé apenas as paredes por serem de taipas. Escapou das chamas a imagem de Nosso Senhor dos Passos. Esta imagem é uma das mais perfeitas do Brasil. Foi reconstruída com a ajuda de fiéis. A igreja segue o estilo neoclássico do século XIX.
Endereço: Rua Antonio de Almeida Viana – Alto dos Passos
Visitação: não está aberta para visitação pública. Abre toda segunda-feira as 19 horas para a celebração da missa.
Museu de Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna de Resende foi o segundo a ser inaugurado fora de uma capital no Brasil – depois do de Cataguases – e o quarto do país. Guarda obras de Tarsila do Amaral, Santa Rosa, Guinard, Lasar Segall, Liesler, Alfredo Ceschiatti, Poty. Fundado em 1950 pelo escritor Marques Rebelo, ocupa uma casa espaçosa no Centro Histórico e é mantido pela Prefeitura, que fez a aquisição do primeiro quadro, um óleo de Iberê Camargo.
Endereço: Rua Doutor Cunha Ferreira, 104 – Centro
Visitação: de terça a sexta-feira das 10 as 19 horas, sábado das 14 as 18 horas.
Palacete
O Palacete da Praça do Centenário é uma edificação histórica de grande valor arquitetônico e cultural, construída no século XIX, foi propriedade do Padre Marques da Mota. O Palacete com suas linhas elegantes e características arquitetônicas refinadas, era considerado a residência mais confortável e sofisticada da cidade. A residência recebeu importantes personalidades da história brasileira. Entre seus hóspedes ilustres, destacam-se a Princesa Isabel e seu esposo, o Conde D’Eu, que foram recebidos durante sua visita à cidade em 1868.
Endereço:Rua Cônego Bulção, 14 – Centro
Visitação: A propriedade não está aberta a visitação
Parque das Águas
Localizada no coração da cidade, esta área de lazer é um convite a uma vida mais saudável. Com cerca de 50 mil metros quadrados, o Parque conta com pista para caminhada, academia ao ar livre, área para patinação e para a prática de slackline, rampa de skate, quadra de areia e lago com peixes ornamentais. Situada às margens do Rio Paraíba, de onde se tem uma bela vista do Maciço das Agulhas Negras, o parque também dispõe de parques infantis, fontes de água mineral e muito verde, com árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, palmeiras e pequenos jardins.
Endereço: Avenida Rita Ferreira da Rocha, s/n – Jardim Jalisco
Visitação: Aberto todos os dias.
Parque Paraíso
O Parque Paraíso, também conhecido como o antigo Horto, é uma área de lazer muito bem arborizada, que se destaca por proporcionar um ambiente agradável e acolhedor para a comunidade. O espaço conta com uma estrutura diversificada para atender pessoas de todas as idades. Entre os atrativos estão uma pista de caminhada, academia da terceira idade, quadra de areia, campo de futebol soçaite, quadra poliesportiva coberta, pista de skate e parquinho para as crianças. O Parque Paraíso é mais que um espaço de lazer; é um local que une saúde, esporte e convivência. Seja para se exercitar, praticar esportes ou simplesmente relaxar, o parque é um ponto de encontro para os moradores.
Endereço: Rua Coronel Abílio Godói, 302 – Paraíso
Visitação: Aberto todos os dias, das 7h às 20h
Parque Zumbi
O Parque Zumbi, localizado no Centro, foi inaugurado em 2001 em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. O local estava abandonado e sem novidades desde a sua criação. Em 2020, a Prefeitura de Resende iniciou uma grande reforma e revitalização da área. Atualmente o Parque Zumbi conta com quadra de areia, dois quiosques de jogos, dois parquinhos infantis, duas academias da terceira idade, rampa de skate, pista de caminhada, campo de futebol e uma roda para capoeira em uma ampla área as margens do Rio Paraíba do Sul. O Parque transformou-se em mais uma excelente opção para o esporte e lazer da população resendense.
Endereço: Avenida Kennedy, 750 – Centro.
Visitação: Aberto todos os dias
Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha)
A travessia do Rio Paraíba foi um problema para os moradores de Resende até o início do Século XIX. Em 1821 a primeira ponte de madeira foi construída sobre o rio, mas foi carregada pela grande enchente que atingiu o município em 1833. Depois disso, uma nova ponte de madeira foi erguida, durando até o final do Século XIX. Mas os problemas da travessia só acabaram mesmo em abril de 1905, quando foi inaugurada a Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha. Pré-fabricada em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio, sua construção foi um marco no desenvolvimento da cidade. O nome, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao Presidente da época que veio a Resende especialmente para a inauguração. Em abril de 2005, a Ponte completou 100 anos.
Endereço: Avenida Rita M. Ferreira da Rocha – Centro.
Praça do Balanço
A Praça Zeferino de Oliveira, popularmente conhecida como Praça do Balanço, é um espaço público de destaque no bairro Paraíso. Tradicionalmente, a praça foi palco da famosa Festa do Fogueirão, onde uma imponente fogueira era acessa no encerramento das celebrações. Revitalizada em 2022 pela Prefeitura de Resende, a praça possui Academia da Melhor Idade com cobertura; parque infantil; rampas de acesso e piso tátil para facilitar o acesso; bancos de madeira; dois pergolados.
Praça do Centenário
Chamava-se Largo da Cadeia pois ali funcionou a Cadeia Pública até 1856. No centro da Praça levantava-se o pelourinho, onde eram amarrados os escravos faltosos condenados à pena de açoite. Em 1869 passou a denominar-se largo da Constituição, embora o juramento da Carta Magna outorgada por D.Pedro I não tenha sido prestado neste local e sim na Câmara Municipal. Após a comemoração dos cem anos de Resende (1901) foi rebatizada para Praça do Centenário. Essa praça foi palco de grandes acontecimentos: dali partiu a notícia da abdicação de D. Pedro I. Durante a Guerra do Paraguai ali se festejava cada vitória de nossas armas. A abolição da Escravidão também foi comemorada nessa praça por três noites consecutivas. Na Praça do Centenário morou o padre Marques, responsável pelo primeiro jornal resendense – O Gênio Brasileiro (1831).
Endereço: Centro Histórico
Praça do Expedicionário
Localizada no coração do bairro Paraíso, a Praça do Expedicionário é um dos pontos de convivência para os moradores do bairro. Seu nome é uma homenagem aos combatentes brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na Segunda Guerra Mundial, e a praça abriga um monumento simbólico dedicado a esses heróis. Com bancos distribuídos sob sombra de árvores, brinquedos para crianças e área de caminhada, a Praça do Expedicionário atrai pessoas de todas idades, seja para momentos de lazer em família, prática de atividades físicas ou simplesmente para aproveitar um fim de tarde agradável.