Visconde de Mauá

A Vila de Mauá é a porta de entrada do turista que visita a região de Visconde de Mauá. Esta região é formada por pequenas vilas sempre com uma igrejinha na praça central, um campinho de futebol e simpáticas casas. De manhã, acorda-se com suaves melodias entoadas pelos pássaros. Toda a região forma um santuário ecológico e oferece muitas opções de passeios. A Pedra Selada com seus 1755 metros de altitude é um desafio ao preparo físico. As caminhadas por trilhas nos colocam em contato com a beleza e encanto da mata.

O Rio Preto e seus afluentes que descem das montanhas formam belas cachoeiras e poços para banho como a Cachoeira do Araçá, Prainha, Usininha e outras. No Verão, quando o volume das águas é maior, os mais corajosos podem praticar bóia cross (descida de bóia) nos rios da região.

Depois dos programas, a fome aperta e a culinária influenciada pelos colonizadores abrem ainda mais o apetite. Tem pratos da tradicional comida mineira ou, se preferir, a deliciosa comida caseira.

A Região de Visconde de Mauá abrange os municípios de Resende e Itatiaia no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas no Estado de Minas Gerais.

Distâncias de Visconde de Mauá: Serrinha (Resende) – 22 km; Capelinha (Resende) – 16 km; Vargem Grande – 33,5 km; Bagagem – 23,5 km; Jacuba (Resende) – 31 km; Centro Urbano (Resende) – 36 km

ATRATIVOS DE VISCONDE DE MAUÁ
Atrativos localizados no Município de Resende

Bosque do Visconde
Esta pequena trilha está no Bosque do Visconde (PEPS), localizado junto a Vila de Mauá. Possibilita visão panorâmica do Lote 10, da Serra da Mantiqueira e da Pedra Selada. Ao longo do percurso podem ser vistas aves típicas da região como o Tucano-de-bico-verde, além de espécies de árvores como a araucária, carqueja, ipê-verde e muitas outras.

Cachoeira da Usininha
O início da trilha está a cerca de 300 metros da entrada da Vila de Mauá. Está situada em meio a mata e está muito bem conservada. Após uma pequena caminhada de 05 minutos totalmente em descida chega-se a bonita Cachoeira da Usininha. Possui este nome porque no local construiu-se uma pequena barragem com o intuito de gerar energia elétrica na qual não funcionou.

Cachoeiras do Araçá
O Complexo de Cachoeiras do Araçá está localizada na propriedade do Seu Ernani. Trata-se de um conjunto de 03 quedas d´ água a saber: Araçá, Bromélias e Tucanos. A trilha de acesso ao conjunto é pequena e feita em região de pasto. A primeira é a do Araçá, chegando ao local não têm uma visão pois está situada no alto do córrego, é necessário subir por uma trilha situada a direita e escondida na mata. Volta-se pela trilha e segue-se para a próxima. Suba uma pequena trilha no pasto até entrar na mata, logo avista-se a Cachoeira das Bromélias, situada a esquerda da trilha. É uma pequena queda d´água com um pocinho em meio a vegetação. E por fim continua na trilha em um trecho com uma leve subida para acessar a Cachoeira dos Tucanos, situada no final da trilha em um belo local. A cachoeira está colada com a mata e cercada por um gramado, o local é ótimo para descansar e refrescar-se na queda d´água. É a mais bonita entre as três que compõem o complexo.
Observação: Situada na propriedade do Seu Ernani. É necessário o pagamento de uma pequena taxa de visitação.

Pedra Selada
Distante aproximadamente 50 km de Resende, este rochoso está inserido no Parque Estadual da Pedra Selada. Esta trilha tem início na fazenda do Sr. Alcebíades, situada 12 km após o Lote 10, Visconde de Mauá, na direção de quem vai para os povoados de Campo Alegre e Rio Preto. Após percorrer 2600 metros de trilha íngreme, o visitante alcança o topo do rochoso, com altitude de 1755 metros. Esta caminhada é classificada como semi-pesada e o tempo do percurso pode demandar cerca de 2h na subida e 1h30 na descida. Os principais atrativos são: vista panorâmica, escaladas e rapel, além da observação da flora e fauna, especialmente das aves, araucárias, quaresmeiras, bromélias e orquídeas. O nome da formação rochosa é referente ao seu formato semelhante a uma sela de montaria.
Observação: O início é na propriedade do senhor Alcebíades, é cobrado uma taxa de visitação.

Trilha do Cruzeiro
Esta pequena trilha está muito bem conservada e leva até o Cruzeiro localizado no alto do morro. A caminhada é por dentro de uma bela mata onde é possível observar aves. No percurso existem outras trilhas que levam até as margens do Rio Preto. Próximo ao final da trilha inicia-se a trilha da Pedra da Gávea.
Observação: Todo o percurso está no lado de Minas, ou seja, no município de Bocaina de Minas. Nesta trilha uma vez por ano é feita uma procissão para Nossa Senhora. Os fiéis levam a imagem até o Cruzeiro, onde é feita uma homenagem a santa.

Este slideshow necessita de JavaScript.